Empresa Detalhe

Casa memória da Venerável Irmã Antonieta Farani

41 3656-4562

41 3656-4562

3656-6835

Rua Virgínio Arcie, 400 Capivari - Colombo, PR
Fotos
Descrição

Casa memória da Venerável Irmã Antonieta Farani

Casa memória da Venerável Irmã Antonieta Farani

  • A casa estava originalmente em Curitiba, quando foi transportada para colombo
  • Abriga um pouco da história e objetos da Irmã
  • Foi a primeira professora da região
  • Possui espaço religioso

 

A Casa foi trazida para o bairro Capivari, onde Antonieta se tornou a primeira professora do município, e preserva sua estrutura original

A Casa foi trazida para o bairro Capivari, onde Antonieta se tornou a primeira professora do município, e preserva sua estrutura original

Uma boa pedida para aproveitar as férias está no município de Colombo, um dos mais valiosos legados da tradição religiosa, a Casa da Memória da Venerável Irmã Antonieta Farani. O local guarda objetos antigos, fotos e recortes de jornal, que pertenceram a ela e contam a sua história, que se mistura com a história do nascimento do município. Para o secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Colombo, Antonio Ricardo Milgioransa, o local é um dos principais pontos turísticos religiosos da cidade. “A casa foi trazida para cá pois ia ser demolida na sua localização original, em Curitiba, onde viveu a Irmã. O local para a realocação foi escolhido pois foi onde ela refez a vida com a sua família, sendo a primeira professora de Colombo. Hoje nós temos no local a principal representatividade do turismo religioso de Colombo, por onde passa a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, tradicional festa do município”, destacou Milgioransa.

Na Casa da Memória estão muitos dos objetos pessoais, como o altar, onde a freira do perdão fazia suas orações

A Casa da Memória faz parte, com outros 25 empreendimentos, do Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo, e recebe visitantes de todos os lugares. Cada peça de madeira que hoje a mantém de pé, foi restaurada e é cuidada com muito carinho pela Irmã Therezinha Tonus, da Congregação Passionista. É ela quem coordena o funcionamento e as visitações do local e conhece profundamente a biografia da freira do perdão. “Desde cedo ela ajudou a família a se reerguer de um golpe sofrido do próprio tio, costurando com a mãe, fazendo rendas e sendo, em 1921, com apenas 15 anos, a primeira professora da cidade. Hoje ainda ouvimos histórias do bem que ela fez aqui em Colombo e também pelo Brasil, chegando a operar milagres”, lembrou a Irmã.

A canonização da Venerável

Um dos objetos pessoais expostos é o tear onde a Irmã, ainda adolescente, ajudou a família a complementar a renda

Hoje a Venerável está em processo de canonização e a coordenadora garante que a Irmã Antonieta de São Miguel Arcanjo, como já foi conhecida, operou um milagre e merece o título de santidade. “Hoje ela tem o título de Venerável, que é uma das etapas da canonização, que ainda não foi efetivada por que o milagre, operado por ela, não foi reconhecido pela Arquidiocese. Mas nós sabemos que o milagre aconteceu, que ela curou uma criança que tinha câncer, e pedimos para que, quem tiver histórias, testemunhos de situações como esta, que nos procurem para que a Irmã Antonieta seja enfim canonizada” pediu a Irmã Therezinha.

Todos os objetos expostos no local contam a história da Irmão Antonieta, que ficou conhecida como a Freira do Perdão. A máquina de costura foi onde ela, com a mãe e as irmãs começaram a refazer a vida, costurando roupas para auxiliar na renda da família. O tear, onde elas faziam com capricho a renda de bico, a escrivaninha e as cartas escritas nela para a mãe e as irmãs e até o altar onde ela fazia suas orações, foram preservados e podem ser vistos na Casa. Lá também o turista poderá comprar souvenirs religiosos e lembrancinhas da Irmã Antonieta Farani.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre esta linda história de amor e perdão pode visitar a Casa da Memória, de segunda a sexta, das 13h às 17h. Na rua Virgínio Arcie, 400, no bairro Capivari, em Colombo. mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3656-4562, 3252-4663 e 3656-6835.

Irma/veneravel/antonieta/colombo/memoria/museu

Horário de Funcionamento
  • Seg a Sex: 13:00 - 17:00
  • Sábado: Fechado
  • Domingo: Fechado
  • Feriado: Fechado
Não é isso que está procurando? Faça uma nova pesquisa
Deixe seu comentário

Apoio

Prefeitura Municipal Colombo Câmara Municipal Colombo Acic Colombo Radios