As amostras de hortifruti analisadas pelo (PARA Estadual) concluíram que 100% são satisfatórias, ou seja, não apresentam resíduos de agrotóxicos acima do limite tolerado

hortalicasAvaliar os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal que chegam à mesa do consumidor. É com esse intuito que a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde participa do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxico em Alimentos – PARA Estadual.

“O principal objetivo do programa é avaliar os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal que chegam à mesa do consumidor”, ressalta o secretário da pasta, Darci Martins Braga.

Em 2016, foram 140 amostras coletadas e analisadas em Curitiba e municípios da Região Metropolitana, sendo que destas 27 amostras são provenientes da Alimentação Escolar de Colombo – monitoradas pela Vigilância Sanitária do município.

Foram avaliadas frutas, hortaliças e leguminosas, entre elas, repolho, alface, maçã, laranja, beterraba e couve-flor. Totalizando nove tipos de alimentos. “O critério de escolha foi o fato de que estes itens representam alimentos consumidos pela população brasileira”, disse Dr. Braga. As amostras de hortifrúti analisadas pelo PARA Estadual concluiu que 100% das amostras analisadas do município de Colombo são satisfatórias, ou seja, não apresentam resíduos de agrotóxicos acima do limite tolerado e dos não autorizados.

Vale lembrar que o PARA Estadual realiza coletas de hortifrúti em Ceasas (Centrais de Abastecimento do Paraná) e nas escolas públicas estaduais. No ano passado, Colombo foi o município que mais obteve a coleta de amostras da alimentação escolar – superando Curitiba. Também, foi uma das únicas cidades que obtiveram a totalidade de amostras com níveis satisfatórios.

“O crescente uso de agrotóxicos na produção agrícola e a consequente presença de resíduos acima dos níveis autorizados nos alimentos preocupa a saúde pública dos municípios. Por isso, é necessário que as diversas esferas de governo, invistam e se organizem para implementar ações de controle do uso de agrotóxicos”, ressaltou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Colombo